Sobre a loja

A Didática SP comercializa artigos e equipamentos para laboratórios. Concentramos nossos esforços no atendimento a escolas, faculdades, universidades e pesquisadores de todo o Brasil. Com sede na cidade de Guarulhos estado de São Paulo, atendemos a todo território nacional.

AGAR BASE XLT 4 500G

Código: 7517A Marca:
R$ 495,40
Orçamento Estoque: 15 dias úteis

Ágar XLT 4

Utilizado com Tergitol 4 para o isolamento de Salmonella spp. não-typhi.

Princípios do Procedimento:
A Digestão Enzimática de Tecido Animal é a fonte de compostos complexos de nitrogênio no Ágar XLT4. Extrato de Levedura é adicionado como fonte de vitaminas e cofatores. A diferenciação de Salmonella de outros organismos que também crescem neste meio, é baseada na fermentação de Xilose, Lactose e Sacarose, descarboxilase da Lisina e produção de sulfeto de hidrogênio. A produção de Sulfeto de Hidrogênio é detectada pela adição de íons de ferro. Tiossulfato de Sódio é adicionado como fonte de súlfur inorgânico. Cloreto de Sódio mantém o equilíbrio osmótico. Vermelho de Fenol é adicionado como indicador de pH, resultante de reações de fermentação e descarboxilação. Ágar é o agente solidificante. O Suplemento XLT4 é adicionado para inibir o crescimento de organismos com exceção da Salmonella.

Fórmula: Litro:
Digestão Enzimática de Tecido Animal 4,6g
Xilose 3,75g
L-Lisina 5g
Lactose 7,5g
Sacarose 7,5g
Cloreto de Sódio 5g
Extrato de Levedura 3g
Vermelho de Fenol 0,08g
Citrato Férrico Amoniacal 0,8g
Tiossulfato de Sódio 6,8g
Ágar 15g
pH Final: 7,4 ± 0,2 a 25ºC

 

Precauções:

  • Somente para o uso em laboratório;
  • Irritante para os olhos, sistema respiratório e pele.

Modo de Preparo:

  1. Suspenda 59g do meio e 4,6mL de Suplemento XLT4 (# 7990) em 1L de água purificada;
  2. Aqueça, agitando frequentemente e ferva por 1 minuto para dissolver completamente o meio;
  3. EVITE O SUPERAQUECIMENTO. NÃO AUTOCLAVE.

Especificações de Controle de Qualidade:

Aparência do meio:

  • Aparência Desidratado: O pó é homogêneo, fluxo livre e bege claro;
  • Aparência Preparado: O meio preparado é vermelho alaranjado e ligeiramente turvo.

Resposta Esperada de Cultivo: com a adição do Suplemento XLT4, incubado aerobicamente a 35 ± 2ºC e analisado para crescimento após 18–48 horas. 

Nota: Após 24 horas de incubação, as colônias tornam-se completamente pretas ou rosas a vermelhas com centro preto.

 

Micro-organismo: Inóculo Aproximado (UFC): Crescimento: Reação:
Enterococcus faecalis ATCC 29212 300–1000 Inibição parcial a completa Quando recuperadas, colônias são rosa amareladas a vermelho amareladas.
Escherichia coli ATCC 25922 300–1000 Inibição parcial a completa Quando recuperadas, colônias são rosa amareladas a vermelho amareladas.
Proteus mirabilis ATCC 12453 300–1000 Inibido -----
Staphylococcus aureus ATCC 25923 300–1000 Inibido -----
Salmonella typhimurium ATCC 14028 100–1000 Bom crescimento Colônias amarelas a vermelhas com centros pretos.

Os organismos listados são os mínimos que devem ser avaliados para o teste de controle de qualidade.

 

Procedimento do Teste:
Inocule um caldo de enriquecimento apropriado para Salmonella, e.x., Caldo Tetrationato e incube a 35ºC por 18–24 horas. Em seguida, faça uma subcultura no Ágar XLT4. Semeie para o isolamento. Incube as placas aerobicamente a 35 ± 2ºC. Observe para o crescimento após 18–24 e 48 horas de incubação.

Resultados:
Colônias típicas de Salmonella (H2S-positiva) possuem um centro preto com periferia amarela após 18–24 horas de incubação. Prosseguindo com a incubação, as colônias tornam-se completamente pretas ou rosas a vermelhas com centros pretos. Colônias de cepas de Salmonella H2S-negativa são amarelas rosadas.

A maioria das colônias de Citrobacter que crescem nesse meio é amarela sem evidência de escurecimento. O crescimento de Enterobacter aerogenes e Escherichia coli é notavelmente inibido; colônias que crescem são amarelas sem evidência de escurecimento. O crescimento de Proteus, Pseudomonas, Providencia, Alteromonas putrefaciens, Yersinia enterocolitica e Acinetobacter calcoaceticus é notavelmente a completamente inibido no Ágar XLT4. Shigella spp. são parcialmente inibidas e as colônias são vermelhas. 

Armazenamento:
Armazene o frasco contendo o meio desidratado devidamente fechado entre 2–30ºC. Uma vez aberto e fechado novamente, coloque o frasco em um ambiente de baixa umidade e na mesma temperatura de armazenamento. Proteja contra a umidade e luz mantendo o frasco firmemente fechado.

Validade:
Refira-se à data de validade no frasco. O meio desidratado deve ser descartado se não fluir livremente ou se houver mudança na coloração original. A validade se aplica ao meio em sua embalagem intacta quando armazenado como indicado.

Limitações do Procedimento:
Devido à variação nutricional, algumas cepas podem apresentar um crescimento fraco ou ausência de crescimento neste meio.
Ágar XLT4 é desenvolvido para a detecção de Salmonella com base na seletividade e características da colônia. Colônias suspeitas de Salmonella devem ser confirmadas através de testes bioquímicos e/ou imunológicos.

Produtos relacionados

R$ 495,40
Orçamento Estoque: 15 dias úteis
Sobre a loja

A Didática SP comercializa artigos e equipamentos para laboratórios. Concentramos nossos esforços no atendimento a escolas, faculdades, universidades e pesquisadores de todo o Brasil. Com sede na cidade de Guarulhos estado de São Paulo, atendemos a todo território nacional.

Social
Selos
  • Site Seguro

DIDÁTICA ARTIGOS PARA LABORATÓRIO LTDA - CNPJ: 24.183.639/0001-18 © Todos os direitos reservados. 2019